segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de abril - Dia Internacional do Livro

Em 1996, a UNESCO instituiu a data de 23 de abril como sendo o DIA INTERNACIONAL DO LIVRO. Nessa data, os autores MIGUEL DE CERVANTES e WILLIAM SHAKESPEARE faleceram, o que "inspirou" a criação da data comemorativa.

Seja de bolso ou quilométrico, todo e qualquer livro merece uma apreciação. De um lado temos leitores vorazes, que não ficam um dia sem ler. Mas, de outro, ainda temos os infelizes que não sentem remorso ao dizer que nunca leram um livro por completo. O que falta para trazer essas pessoas para o mundo da leitura? Falta de acesso aos livros não é, pois bibliotecas públicas existem aos montes. Os livros são caros? Não. Basta saber procurar, tanto na internet como em sebos. Sem tempo para ler? Conversa fiada. Quem cria o tempo somos nós. Uma pessoa organizada sempre terá tempo. Ocupar o relógio assistindo coisas que não nutrem conhecimento algum ainda é preferência da maioria da população.

Cada livro que chega em minha casa e que, posteriormente, posso apreciar, é motivo de orgulho. Se a leitura será prazerosa é outra história, mas pelo menos as páginas serão folheadas.

Um Feliz Dia do Livro a todos !!! Logicamente, desejo que nessa data você tire um livro da estante e debruce sobre ele sua vontade de lê-lo !!!


2 comentários:

  1. Genial!!
    Após alguns dias sem internet, estou voltando agora e tinha esquecido dessa data. Concordo com o que você falou no post. A verdade é que as pessoas arrumam qualquer desculpa para não ler. Por coincidência - ou não - comemorei o dia do livro, lendo um livro :) Redundante!! rsrsrs
    Eu tinha o ótimo livro "O Ateneu" de Raul Pompéia em casa dentro de uma gaveta e nem sabia. Um abraço!!
    Feliz Dia do Livro! (mesmo com atraso).

    ResponderExcluir
  2. Eu considero realmente lamentáveis essas desculpas para não gostar de ler. Depois reclamam que a vida não abre portas para novas oportunidades. Quem lê e tem cultura, essas portas abrem-se naturalmente.

    Obrigado pelo comentário, Ygo !!!

    ResponderExcluir