A
DECADÊNCIA DA MÚSICA
Muitos
dizem que o rock n' roll está morrendo ou até já está morto.
Grandes ícones do estilo já não surgem mais (o último talvez
tenha sido Kurt Cobain, do Nirvana). E mesmo grandes nomes de outros
estilos acabam tendo relegadas suas qualidades a um segundo plano,
pois aparecem mais na mídia por problemas pessoais ou ainda morrem
cedo (Amy Winehouse, Michael Jackson, etc.).
Aquelas
letras de música com um toque de genialidade e complexidade são
cada vez mais raras e se limitam ao entendimento de poucos, pois o
que se vê hoje em dia são músicas descaracterizadas e sem o mínimo
de criatividade. Apenas quem quer conhecer algo mais elaborado é que
ainda pode ter o prazer de apreciar algo bom, independente de gênero.
Semana
passada morreu Tinoco, que fazia dupla com o também falecido Tonico.
Foram os criadores do verdadeiro sertanejo caipira, que, atualmente,
está transformado no saturado e já quase insuportável sertanejo
universitário. A diferença básica se vê nas letras. Enquanto o
caipira fala das coisas simples da vida, o universitário limita-se a
falar de bebedeiras, farras e sensualismo, com letras de duplo
sentido e coreografias ridículas. Algumas letras parecem
onomatopeias! Vocês sabem o que é uma onomatopeia? É o som que
reproduz a voz de um animal ou o barulho de um objeto. É exatamente
isso que parece. Ou alguém consegue traduzir coisas como “Tche
tche re re tche tche”, “Ai se eu te pego” ou “Eu quero tchu,
eu quero tcha”? Sem contar as letras “educativas” do funk, tão
ruins quanto e com apelo erótico exorbitante. Certa vez vi uma
menina de no máximo 5 anos de idade cantando “Tô ficando
atoladinha” no centro de Santa Cruz do Sul na companhia dos pais.
Lamentável !!!
Tanto
na música quanto em qualquer outro movimento (literatura, artes,
cinema, etc.) o que a maioria quer é algo que eles pensam ser
divertido, quando, na verdade, seguem um caminho de algo que não vai
acrescentar nada em suas mentes. Qualquer coisa que faça as pessoas
ter que pensar mais um pouco já é considerado chato. Por esse
motivo é que gostam tanto desse tipo de música. Essas canções
caem no gosto popular justamente por não apresentar inteligência e
criatividade alguma. Lamentável foi ver, no início do ano, uma
conceituada revista ter a seguinte notícia de capa: “Com a música
AI, SE EU TE PEGO, o cantor Michel Teló mostra aos brasileiros de
todas as classes os valores da cultura nacional”. Digam-me onde a
cultura nacional é apresentada nessa letra medíocre? Onde fica o
respeito ao dizer que vai “pegar” uma menina? Você, mulher, que
está lendo esse artigo, iria gostar se um homem chegasse lhe dizendo
essas coisas numa balada? A cultura brasileira, na verdade, foi
ofendida ao ser citada dessa forma. Ela não merece estar num título
de uma matéria dessa maneira. Espero que os grandes nomes da nossa
literatura, música, cinema e outros tantas artes não tenham lido
essa revista.
O
problema maior é o destaque da mídia em geral em cima disso. Fazem
questão de rodar determinada música 10 vezes por dia e limitam as
coisas boas a um espaço de meia ou uma hora na sua programação.
Ligamos a TV e o que aparece? Sempre os mesmos artistas. Temos que
recorrer à internet para encontrar algo variado.
Há
algum tempo um especialista em comportamento humano disse algo muito
interessante. Quem tem mais estudo vai mais longe, mas é notório,
também, que estas pessoas procuram se entreter com coisas que
estimulem a cabeça, como boa música, livros, palavras cruzadas,
atividades físicas, pintura, etc. Qualquer um pode acrescentar esses
itens a sua vida, mas a maioria faz questão de fazer ou procurar
coisas que não as estimulam em nada e depois reclamam da falta de
oportunidades que a vida dá. Comentário simplesmente perfeito !!!
Estou passando para avisar que amanhã (28/05), às 7h da manhã, será postada a entrevista no blog "Mergulhando Na Leitura".
ResponderExcluirObrigado!!
POSTADA A SUA ENTREVISTA. CONFERE LÁ!!
ExcluirTambém postei sobre música!
ResponderExcluirRealmente o Mundo precisa de algo além de "modinhas"
http://joicy-santos.blogspot.com.br/